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Resende Diesel – Retífica de Motores – Patos de Minas / Minas Gerais

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Retífica Biela

A Biela é usinada geralmente na seguinte ordem:

Usinagem de desbaste dos olhais: A peça chega a essa operação no material bruto. Com uma retifica do motor, desbasta-se a medida da espessura do olhal maior e menor.

Separação de capa e corpo: Com uma serra separa-se o corpo da capa da peça.

Brochamento: Com uma brochadeira, desbastam-se as áreas internas do olhal maior.

Usinagem dos furos: Nessa operação usina-se os furos da capa e do corpo, inclusive o furo de desbaste do olhal menor. Também são fresados os topos da capa e é usinada a rosca que irá fixar capa e corpo novamente.

Acabamento das faces de contato de capa e corpo: Com uma retífica usina-se em acabamento as faces de contato da capa e do corpo, para que não se formem faces irregulares que acabariam por prejudicar a usinagem nas operações seguintes.

Junção da capa e corpo: Com uma apertadeira pneumática, se junta à capa e o corpo para que sejam usinados em conjunto novamente. Capa e corpo se separam novamente durante a montagem no motor.

Usinagem de acabamento do olhal maior: Com uma retífica usina-se a medida final, com o acabamento final da espessura do olhal maior.

Usinagem de desbaste interno dos olhais: Com uma mandriladora, mais uma vez desbasta-se a medida interna dos olhais.

Usinagem das chavetas de encaixe da bronzina: Com uma fresadora são usinadas as chavetas de encaixe das bronzinas.

Brunimento dos olhais: Com uma brunidora, é dado o acabamento dos olhais.

Lavagem:Com uma lavadora de peças, eliminam-se os cavacos, borras e resíduos de óleo da peça.

Inspeção final: Com auxílio de computadores de alta precisão, as peças são inspecionadas para verificação das medidas finais.