Twitter
Facebook

Resende Diesel – Retífica de Motores – Patos de Minas / Minas Gerais

Clique e veja [+]

Retífica de Virabrequim

Usinagem de virabrequim

Para executar esse serviço é necessário e fundamental uma ótima retífica de motor, onde se observa sempre os cuidados ao manusear a peça e o maquinário específico para uma recuperação de qualidade. Ou seja, somente na Retífica Resende você terá um grande serviço.

O virabrequim é o componente do motor para onde é transferida a força da explosão ou combustão do carburante por meio da cabeça da biela, transformando a expansão de gás em energia mecânica.

Na extremidade anterior do virabrequim encontra-se uma roldana responsável por fazer girar vários dispositivos como, por exemplo, bomba da direção hidráulica, bomba do ar-condicionado, bomba de água etc. Na outra extremidade, encontra-se o volante do motor, que liga à caixa de velocidades — cuja força-motriz será transmitida ou não, consoante a pressão da embreagem.

Os esticões provocados pela explosão ou combustão são suavizados pela inércia do volante motor e pelos apoios. Muitas vezes, ao realizar tuning num automóvel opta-se por aligeirar o volante motor, conseguindo assim obter uma maior aceleração. No entanto, esta alteração tem a desvantagem de aumentar as vibrações produzidas pelo motor.

O que não se deve fazer numa retífica de virabrequim

- Nunca armazenar a peça deitada e sim em pé ou pendurada no estilo morcego
- Não colocar a mão na parte retificada, nem bater
- Não transportar sem o carrinho apropriado
- Não armazenar por período prolongado sem o banho de óleo protetivo
- Não encostar na lateral do colo do mancal ou biela, quando da usinagem